Do UOL, em São Paulo

08/11/2019 15h07

O Secretário de Pesca Jorge Seif foi notificado esta semana pelo MPF (Ministério Público Federal) para dar explicações sobre ter dito que a população poderia consumir peixes e frutos do mar em regiões atingidas pelo óleo, no litoral do Nordeste.

Seif, em duas ocasiões distintas ao longo das duas últimas semanas, declarou que o peixe é "um bicho inteligente" e que foge das manchas de óleo — portanto, estaria apto a ser consumido, sem contaminação.

Relacionadas

Cientistas detectaram óleo dois dias antes de passagem de navio grego

Governadores do NE dizem que falta celeridade federal em ações contra óleo

Navio grego suspeito do óleo no Nordeste brasileiro entregará documentos solicitados

Em ofício enviado nesta terça ao secretário, o MPF afirmou que tanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) quanto o Instituto Ageu Magalhães (IAM) e o Laboratório de Saúde Ambiente e Trabalho (Lasat) não recomendam a ingestão de peixes e crustáceos pescados em áreas atingidas pelo óleo.

O órgão concedeu a Seif 48h para que explique quais estudos utilizou para divulgar a liberação do consumo para a população. Em resposta, o secretário pediu mais 48h para retornar.

"Vamos aguardar um pouco mais, embora imaginávamos que os estudos técnicos já estavam prontos e, portanto, bastava enviá-los ao Ministério Público Federal", afirmou o procurador da República Ramiro Rockenbach.

A primeira fala do secretário foi durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro no Facebook, na última semana. Já na live de ontem, Seif voltou a repetir a argumentação: "Se o peixe tem sexto sentido, bola de cristal, olfato apurado ou inteligência, fato é que ele desvia da mancha".

Mais de dois mil quilômetros de extensão do litoral nordestino foram atingidos pelas manchas de óleo, que começaram a surgir no fim de agosto. Ao menos 409 localidades e 104 municípios de todos os nove estados da região foram afetados.

Comunicar erro Newsletters Resumo do Dia

Para começar e terminar o dia bem informado.

Email inválidoCadastrar

As mais lidas agora

Em plena onda feminista, Machonaria quer resgatar masculinidade patriarcal

Justiça autoriza que Lula seja libertado e deixe a PF em Curitiba

Solto, Lula poderá ser candidato? Entenda

  • Notícias

© 1996 – 2019 UOL – O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados

Recommended Posts